24 fev

Conheça os diversos tipos de Capacetes de Moto

O mercado de capacetes para motociclistas atualmente conta com uma enorme variedade de modelos, tipos, marcas, cores, estampas e tecnologias diferentes disponíveis, o que pode dificultar bastante na hora de escolher um para comprar.

Na escolha do seu capacete, o fator mais importante e o que você realmente deve dar importância deve ser única e exclusivamente a segurança que ele te proporciona. O item, além de ser um item obrigatório de acordo com a lei, diversas pesquisas já realizadas comprovam que a utilização do capacete é de extrema importância para os amantes das duas rodas, pois previne traumatismos cranianos e reduz a gravidade de possíveis lesões, muitas delas irreversíveis.

Antes de mais nada, a escolha do capacete não pode ser somente definida pelo preço. Você precisa levar em conta o conforto e a resistência que o capacete pode te proporcionar. Além disso, sempre fique atento à presença selo do INMETRO, que comprova que o capacete passou por todos os testes de segurança.

Veja se o capacete atrapalha a sua visão periférica, porque as chances de acontecer um acidente aumentam consideravelmente se ela estiver comprometida. Também se assegure de que, em caso de acidente, o capacete tenha a capacidade de suportar a força do impacto.

Depois de pensar em tudo isso, é hora de você avaliar as suas necessidades e escolher o tipo de capacete ideal para atender cada uma delas. Confira as nossas dicas para fazer a melhor escolha de capacetes na sua próxima compra. 

Capacetes On-Road

Esse tipo de capacete existe com a finalidade de ser utilizado em cidades e existem praticamente três tipos básicos: o aberto, o fechado e o articulado.

Aberto

O capacete aberto é a evolução dos modelos mais antigos, indicado principalmente para pilotos urbanos. Apesar de ser considerado mais bonito, confortável e arejado em comparação com os outros tipos de capacete, os capacetes abertos não são indicados para quem anda em altas velocidades, pois ele deixa o rosto exposto. Além disso, por não ter viseira, é obrigatório por lei o uso de um óculos juntamente com o capacete aberto. O descumprimento dessa exigência vai, com certeza, resultar em dores de cabeça.

Fechado

Este modelo é considerado pela grande maioria dos especialistas como um dos mais seguros, principalmente pelo fato de que ele protege todo o rosto e bloqueia a passagem de insetos ou até mesmo a própria sujeira da pista. É o tipo mais encontrado e mais indicado para o uso nas ruas. Os capacetes fechados cobrem toda a cabeça e fecham através de fivelas. Atualmente, existem modelos que, além da segurança, prezam pelo conforto do piloto, pois oferecem sistemas de ventilação sem prejudicar seu principal objetivo.

Articulado

O capacete articulado, também conhecido como escamoteável ou híbrido, possui uma viseira móvel articulada que pode ser levantada, garantindo conforto e comodidade ao motociclista. Com o capacete articulado, por exemplo, quem está pilotando consegue falar ou tomar um pouco de ar, sem precisar abrir os fechos de segurança. Apesar de garantir uma boa proteção, esse modelo não é indicado para altas velocidades, já que a queixeira do modelo articulado pode não ser o suficiente em questão de segurança, não protegendo a região do queixo

Capacetes Off-Road

Os capacetes Off-Road são específicos para os praticantes de enduro, freestyle, motocross, rally e apaixonados por encarar trilhas. Existem variados modelos de capacetes Off-Road, mas a variedade é bem menor em comparação com os capacetes On-Road. A principal característica desse modelo é a parte protetora do queixo é bem mais alongada, o que proporciona mais segurança ao piloto em eventual caso de quedas, e abas projetadas para a proteção dos olhos. Esse modelo foi elaborado para facilitar a respiração do piloto e por isso não possui viseira, no entanto, é obrigatório o uso de óculos de proteção.

Tamanho

Se você ainda não sabe e nem tem certeza de qual tamanho de capacete usar, siga as instruções abaixo para descobrir qual o melhor tamanho para você. Passe uma fita métrica acima das pontas superiores das orelhas para medir a circunferência da sua cabeça. É importantíssimo levar em consideração que o capacete não deve ficar muito folgado, nem muito justo. Se tiver dificuldades ao colocá-lo, talvez ele não seja do tamanho ideal para você. E sentir um pequeno desconforto no início é normal, pode ficar tranquilo, pois o forro interno do capacete se laceará de acordo com o formato da sua cabeça. Confira os tamanhos de capacete de acordo com a medida em centímetros.
De 53cm-54cm: XS
De 55cm-56cm: S
De 57cm-58cm: M
De 59cm-60cm: L
De 61cm-62cm: XL
De 63cm-64cm: XXL

Encontre o capacete de moto (http://www.grupado.com.br/automoveis-e-veiculos/acessorios-e-pecas-para-motos) que você procura no site do Grupado!

 

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+1Pin on Pinterest0